Um Recurso, Mil Soluções...                                  

 


As Terras de Diatomáceas são um produto que surpreende pela diversidade de utilizações que dele podemos fazer, muitas delas utilizadas desde a antiguidade. 

As terras de diatomáceas podem ser utilizadas em modo de produção biológica agrícola ou animal em conformidade com os Regulamentos (CE) nº 834/2007 e (CE) nº 889/2008.
O uso profissional poderá requerer que a terras de diatomáceas a utilizar se encontre certificada.

Confirme aqui o resumo de alguns dos usos mais comuns.

 

 

 

As Terras de Diatomáceas em Pragas Agrícolas e Jardim        

 
 

As terras de diatomáceas exercem uma acção insecticida/biocida sobre pragas, insetos e parasitas com elevada eficácia.

Pelas suas características abrasivas e disecantes, exercem uma ação inseticida natural sobre todo o espetro de pragas agrícolas, de horta e jardim. Este conjunto de fatores dificulta a sobrevivência das pragas, insetos e parasitas nos ambientes e locais onde a terra de diatomáceas é aplicada.

Este modo de ação físico ocorre após o contacto direto do pó com estes organismos e confere às terras de diatomáceas a grande vantagem de as pragas não lhe desenvolverem resistência, ao contrário do que acontece com os biocidas/pesticidas baseados em princípios ativos químicos. A sua eficácia persiste ao logo do tempo, mesmo com aplicações regulares. 

Para melhores resultados recomendamos que polvilhe o pó sobre as áreas da planta (folhas, caules, flores, frutos) onde pretende tratar ou prevenir a ocorrência da praga. Depois de aplicado deverá observar uma fina camada de pó sobre as áreas intervencionadas.

Para pequenas utilizações domésticas pode utilizar diluido na razão de 1 a 2 colheres de sopa por 1L de água. Atua depois de seco.
Para uso profissional recomendamos aplicar com o auxílio de polvilhadeiras manuais ou elétricas, consoante a extensão a tratar.

Em épocas de maior presença ambiental das pragas pode reaplicar a cada 10 a 15 dias nas extensões tratadas, o tempo que fôr necessário. Aconselhamos reaplicações após a ocorrência de chuvas, para evitar que o efeito de lavagem do pó comprometa os resultados que pretendidos.

As terras de diatomáceas podem ser utilizadas no controlo de pragas vegetais em modo de produção biológica, em conformidade com os Regulamentos (CE) nº 834/2007 e (CE) nº 889/2008.

    

 

  Tanto a aplicação preventiva (antes do aparecimento previsto das pragas) como a aplicação de tratamento (após as pragas se encontrarem instaladas nas culturas) apresentam elevada eficácia e resultados duradouros, sem toxicidade.   
As terras de diatomáceas estão aprovadas como biocida ao abrigo da CE e podem ser utilizadas no controlo de pragas em modo de produção biológica, em conformidade com os Regulamentos (CE) nº 834/2007 e (CE) nº 889/2008. 

 

 

As Terras de Diatomáceas nos Solos e Pastagens          

 

 

As Terras de Diatomáceas são uma excelente opção como agente de nutrição, fertilização, correção, enriquecimento e melhoramento dos solos.

As terras de diatomáceas incrementam no solo a biodisponibilidade de oligoelementos e sílicio, indispensáveis ao crescimento saudável das plantas, optimiza as defesas naturais das mesmas contra agentes promotores de doenças, tornando-as naturalmente resistentes a pragas.

Deve aplicar diretamente cerca de 700 gramas por cada 100m2 em solos deficientes em elementos estruturais, em particular sílica e outros minerais estruturantes, como corretivo único ou para melhorar o rendimento de outros fertilizantes/corretivos.
Pode aplicar sobre as plantas e junto às raízes para que seja integrado no solo junto à planta, e permita a absorção apical dos nutrientes. Melhora a percoliação e a circulação de ar no solo, reduzindo a compactação e a necessidade hidrica do mesmo.

As terras de diatomáceas podem ser utilizadas como agente corretivo e fertilizante dos solos em modo de produção biológica, em conformidade com os Regulamentos (CE) nº 834/2007 e (CE) nº 889/2008.

   Correção de Solos

 

 

As Terras de Diatomáceas em Alojamentos de Animais          

 

 

As terras de diatomáceas podem ser utilizadas, no âmbito profissional, nos alojamentos dos animais como explorações agropecuárias, canis de criação, criação de aves de capoeira e ornamentais, entre outros, para prevenir a colonização por pragas, parasitas e insetos.
Pode ser aplicado preventivamente, em instalações profissionais com hospedagem de animais, antes da entrada dos mesmos, para prevenir a ocorrência das pragas e parasitas.

Em ambiente doméstico, podem ser utilizadas nos espaços onde os animais circulam ou nos seus locais de descanso, em interior ou exterior, para controlo da presença de parasitas e insetos indesejados

Promove o controlo de amplo espetro de parasitas ambientais quando aplicado diretamente em instalações, superfícies, camas e locais de habitação dos animais domésticos e de produção e o controlo de amplo espetro dos principais parasitas externos em animais de quinta e produção, cão, gato e animais exóticos, entre outros.
Pode aplicar manualmente, com auxilio de garrafa aplicadora, ou com polvilhadeira manual ou elétrica. 

As terras de diatomáceas estão aprovadas como biocida ao abrigo da CE e podem ser utilizadas no controlo de pragas em animais em modo de produção biológica, em conformidade com os Regulamentos (CE) nº 834/2007 e (CE) nº 889/2008.

   Alojamento Animais

 

 

As Terras de Diatomáceas em Sua Casa             

 

 

As Terras de Diatomáceas são uma excelente opção para o controlo de qualquer tipo de praga doméstica e ambiental em casa. Pode ser aplicado no chão e paredes, em armários e dispensas, nas camas e sofás, sobre os animais e seus locais de descanso, entre outros.

Deve aplicar sobre o trajeto e na entrada das tocas da praga sobre a qual se quer intervir, com especial atenção às zonas mais suscetíveis, podendo aplicar antecipando a sua presença.
Ao contatarem com o pó os animais transportam-nos para as suas tocas e ninhos inacessíveis à intervenção humana, disseminado o material inerte pelas colónias, e favorecendo a sua ação mais profunda.

Aplicar a cada 3 a 4 semanas, nos períodos de presença das pragas, ou com maior frequência em caso de necessidade.
Locais com infestações podem necessitar de tratamentos regulares e prolongados (6 a 16 semanas) de modo a que o ciclo de vida de cada parasita seja interrompido e previna desta forma a persistência da infestação no local.

   Diatomáceas em Casa
      

Como biocida, as terras de diatomáceas, são um dos produtos mais inócuos que pode utilizar, em particular se tem crianças e animais em casa, permitindo-lhe salvaguardar a saúde de toda a família enquanto mantem pragas e insetos controlados com eficácia e segurança.

Atualmente, a exposição a biocidas químicos e a contaminação ambiental decorrente do seu uso é muito elevada. Representa um dos maiores fatores de risco para a saúde humana e animal, e tanto maior quanto mais  direto é o contato com estas substâncias.

Muitas destas substâncias pesticidas estão presentes no nosso dia-a-dia, de forma oculta ou dissimulada, em alimentos que consumimos, nos produtos que utilizamos para desparasitar os nossos animais, nas águas que utilizamos na nossa higiene, etc.
Muitas delas são tóxicos polémicos, disruptores hormonais, venenos que causam toxicidade neurológica.

 
 

As terras de diatomáceas são um biocida natural, livre de pesticidas sintéticos, não tóxico e seguro, que  exerce um controlo de amplo espetro em pragas ambientais, domésticas e parasitas externos em animais, de interior e exterior incluindo baratas, formigas, caracóis, bicho de contas, escaravelhos, precevejos, moscas, mosquitos, pulga, ovos e larvas de pulga, carraça e carrapatos, moscas, mosquitos transmissores de leishmaniose e dirofilariose, ácaros, piolhos sugadores e mastigadores e fungos entre outros.

 
 
      


Para além do seu uso como biocidas, as terras de diatomáceas podem ter outros papéis importantes no contexto doméstico e são empregues nos mais variados usos, devido às suas características abrasivas, esfoliantes, desidratantes e absoprtivas.

Promove a adsorção de tóxicos presentes no pêlo dos animais como resíduos de piretrinas decorrentes do uso de desparasitantes químicos convencionais

As terras de diatomáceas neutralizam naturalmente odores desagradáveis sem libertar perfume.

Em animais pode aplicar também como shampô seco, para a limpeza a secodesodorização da pelagem, seguido de escovagem.

Em casa pode utilizar as terras de diatomáceas como desodorizador ambiental em locais problemáticos que libertam odores desagradáveis tais como a caixa de areia dos gatos ou o caixote do lixo, nos sapatos, no frigorífico e no saco do aspirador

Por terem uma taxa de absorção de gorduras de aproximadamente 800%, pode utilizar sobre óleos ou gorduras derramadas pois é excelente para os absorver e deixar as superfícies limpas e desengorduradas. É também um óptimo agente ignifugo (anti-incêndio) pelas suas propriedades incombustíveis.

 

 

Pelas suas propriedades secantes naturais, quando colocadas em arranjos de flores secas ou outras preparações desidratadas que pretende preservar em casa, permite prolongar o tempo de conservação e evitar a formação de bolores ou a infestação por pragas.

Protege da formação de fungos e bolores e previne a sua deteriorização pela humidade, bem como mantem afastados todas as pragas e insetos. Preserva a qualidade e as características dos produtos sem toxicidade.

Junto aos metais retarda a sua oxidação e é um óptimo agente de limpeza de pratas e outros metais, agindo como agente de polimento suave mas eficaz, que devolve o brilho sem riscar.

   Polir Metais

 

 

Antes de Consumir deve de saber que...                                 

 

As terras de diatomáceas para uso pessoal, doméstico ou profissional devem ter um teor elevado de sílica orgânica amorfa.

O principal constituinte mineral das terras de diatomáceas é a sílica. A sílica pode apresentar-se, na natureza, quimicamente sob a forma inorgânica ou orgânica.
A sílica inorgânica, também denominada sílica cristalina é tóxica para o aparelho respiratório dos animais e não deve de ser inalada nem consumida. 
As terras de diatomáceas de grau alimentar não devem conter níveis superiores a 0,1% de sílica cristalina.

As terras de diatomáceas para uso pessoal, doméstico ou profissional devem de ser micronizadas.

As partículas minerais de rocha de diatomita devem de ser micronizadas até cerca de 12 micrometros de tamanho, podendo ter em média cerca de 37 micrometros.
Apenas as terras de diatomáceas micronizadas são seguras para uso alimentar e garantem a biodisponibilidade e absorção eficaz dos elementos minerais naturalmente presentes.
Apenas as terras de diatomáceas micronizadas garantem o efeito biocida natural característico das mesmas, sobre pragas e parasitas.

As terras de diatomáceas para uso pessoal, doméstico ou profissional não devem de ser calcinadas.

As terras de diatomáceas calcinadas são sujeitas a um sobreaquecimento e as suas finalidades são a filtragem de líquidos.
As terras de diatomáceas calcinadas são tóxicas e não devem ser ingeridas nem inaladas por não serem alimentares.

  
Naturais
Purificadas
Micronizadas
Não Calcinadas
Sílica Orgânica/Amorfa
Testadas/ Certificadas

 

 

As Terras de Diatomáceas na Conservação de Sementes       

 

Terras de diatomáceas com elevado teor de sílica orgânica amorfa e óxidos inertes minerais, atuam como agente de conservação de sementes armazenadas, preservando-as das infestações por artrópodes, ácaros, fungos e insetos que causam perdas substanciais de produção.

Podem ser usadas em casa para preservar vegetais armazenados como cebolas e batatas, sementes e grãos como arroz e feijão e em frutos e legumes para evitar a sua degradação mesmo no frigorífico promovendo:

• O controlo de amplo espetro das principais pragas do armazenamento de sementes para indústria, alimentação humana e animal (percevejos, escaravelhos, fungos, gorgulhos, formigas, entre outros)

• O controlo de amplo espectro das principais pragas em sementes domésticas armazenadas (gorgulho, escaravelho, formigas, baratas, insetos voadores, bolores, entre outros)

   Conservação de Sementes Armazenadas

 

  

  

 

  

• A prevenção da degradação por fungos e bolores em batatas, cebolas, vegetais, frutos frescos e seco armazenados

• O aumento do tempo de vida e de armazenamento doméstico das principais sementes, grãos, legumes, vegetais e frutos

Pode ser utilizado como agente de conservação de sementes na proporção de 1kg de pó por tonelada (T) de semente, em uso doméstico, profissional ou industrial.
Pode utilizar sobre vegetais e alimentos armazenados ao ar, contentores, ou frigorífico, polvilhando uma pequena porção de terra de diatomáceas sobre os mesmos.

As terras de diatomáceas estão aprovadas como biocida ao abrigo da CE e podem ser utilizadas no controlo de pragas em modo de produção biológica, em conformidade com os Regulamentos (CE) nº 834/2007 e (CE) nº 889/2008.

  

 

 

As Terras de Diatomáceas na Alimentação Animal       

 

Devido à sua composição mineral completa, as terras de diatomáceas são um aditivo alimentar para animais, que pode ser dado regularmente, junto com o alimento, e que fornece um amplo espectro de minerais sob a forma orgânica, de elevada absorção e biodisponibilidade.

Para além de ser uma fonte de sílica orgânica muito importante, contém 14 dos principais oligoelementos necessários.

Por partilhar propriedades físicas gerais com as argilas comuns, as terras de diatomáceas ajudam a regularizar o funcionamento do trato gastrointestinal, apoiando a fixação da flora intestinal e reduzindo a presença de químicos nocivos, tóxicos e metais pesados no intestino, devido às suas propriedades adsorventes.

As terras de diatomáceas em alimentação animal são mais conhecidas pela sua ação como antiparasitário interno e externo de amplo espetro, contra vermes e outros parasitas intestinais.

    
      

A introdução de terras de diatomáceas na alimentação animal pode ser feita para controlo de parasitas internos, bactérias intestinais patogénicas, fungos e vírus.
A sua ação abrasiva e esfoliante natural permite um controlo de parasitas internos muito eficaz, sem a toxicidade dos produtos desparasitantes de acção química, contribuindo de forma natural para a rentabilidade e aumento da produtividade animal, bem como para o melhoramento da saúde geral.

Para animais domésticos em produção recomenda-se adicionar entre 2% a 5% de terra de diatomáceas relativamente ao peso total da ração, do grão ou do alimento diário. Para animais de companhia uma porção diária definida junto com o alimento.

Intervalo de segurança para carne, leite, ovos, mel e outros produtos apícolas): Sem necessidade de intervalo de segurança.

As terras de diatomáceas podem ser utilizadas como aditivo alimentar para alimentação animal em modo de produção biológica, em conformidade com os Regulamentos (CE) nº 834/2007 e (CE) nº 889/2008.

 

 

 

As Terras de Diatomáceas na Alimentação e Saúde Humana       

 

Na alimentação humana, são adequadas para a suplementação mineral de toda a família, a partir de fonte natural de nutrientes.

Para além de ser uma fonte de sílica orgânica muito importante, contém 14 dos principais oligoelementos necessários a uma dieta e saúde equilibradas.

Por partilhar propriedades físicas gerais com as argilas comuns, as terras de diatomáceas ajudam a regularizar o funcionamento do trato gastrointestinal, apoiando a fixação da flora intestinal e reduzindo a presença de químicos e metais pesados no intestino devido às suas propriedades adsorventes. 

As terras de diatomáceas atuam como antiparasitário interno de amplo espetro.

As terras de diatomáceas na alimentação são muito procuradas pela sua acção anti-parasitária e detox intestinal, contribuindo eficazmente e de forma inócua para o controlo de parasitas internos, bactérias intestinais patogénicas, fungos e vírus.

   Diatomáceas na Alimentação Humana
    

A sua ação esfoliante natural permite um controlo de parasitas internos muito eficaz, sem a toxicidade dos produtos desparasitantes de acção química, contribuindo de forma natural para a o bem-estar e a saúde geral. 

Em higiene e cosmética, pode utilizar as terras de diatomáceas como branqueador para os dentes, como esfoliante suave da pele e em máscaras faciais.

Após queimaduras ou picadas, pode aplicar no local para suavizar a dor e promover a regeneração rápida da pele inflamada e irritada.